NUREGS
|
NUREGS
|
|
É um
Núcleo de Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade. O NUREGS é um
centro de pesquisa busca congregar acadêmicos/as da UEPG (Universidade
Estadual de Ponta Grossa - www.uepg.br) e outras universidades, professores/as, ativistas e
interessados em discutir as relações étnico-raciais, de gênero e de
sexualidade, com vistas a construção de propostas pedagógicas que auxiliem na
elaboração de políticas públicas e na implementação de ações que visem à desconstrução
do racismo, estereótipos e preconceitos que se fazem presentes no cotidiano
escolar e universidades.
Trata-se de uma proposta que buscará
auxiliar na construção de uma educação democrática e mais igualitária. Para
tanto, a proposta abarcará três temáticas básicas: as relações étnico-raciais
(essas se desdobrando no estudos afro-brasileiros e nos estudos indígenas) e
as relações de gênero e de sexualidade. O NUREGS tem também como objetivo
integrar professores(as), alunos(as) e comunidade e possibilitar o
acesso a publicações, cursos, palestras e outros eventos atrelados a
proposta do NUREGS.
OBJETIVOS
· Possibilitar o embasamento teórico-prático aos
professores para ser incorporada no currículo escolar a discussão de relações
raciais, da diversidade étnico-racial e identidade na Educação Básica e no
Ensino Superior. Fortalecimento de pesquisas e estudos sobre desigualdade
racial na educação.
· Colaborar com o processo de formação continuada
dos professores e refletir sobre como raça/racismo foi construído historicamente
e socialmente e como o racismo pode ser desconstruído.
· Possibilitar informações para a melhora do
processo de ensino/aprendizagem em sala de aula a partir de reflexões sobre raça/racismo,
diversidade étnico-racial, identidade, branquidade, embranquecimento,
racismo institucional, estudos críticos de raça e anti-racismo.
· Discutir os documentos oficiais tais como:
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Lei 10639/2003 e 11.645/08, que
alteram artigo 26 A da LDB/96, estabelecendo Obrigatoriedade do Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena na Educação
Básica pública e privada.
· Possibilitar a reflexão e a construção de
práticas pedagógicas que visem à quebra de estereótipos e preconceitos
concernentes às relações de gênero e de sexualidade no currículo,
universidade e no ambiente escolar.
|
NUREGS
is the Núcleo de Relações
Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade (Centre for Racial-Ethnic
Relations, Gender and Sexuality). NUREGS is a research centre
which seeks to gather together academics from the State University of Ponta
Grossa (UEPG - www.uepg.br) and academics from other universities, and teachers from
Elementary and Secondary/High School, activists who are interested in
discussing ethnic-racial relations, gender and sexuality with a view to
constructing pedagogical proposals that assist in the preparation of public policies,
as well as implementing actions to deconstruct racism, stereotypes and
prejudices that are present in schools e universities.
This is a proposal that
seeks to assist in building education that is democratic and more egalitarian.
To this end, NUREGS has three basic themes: ethnic-racial relationships (with
particular reference to Afro-Brazilian studies and Indigenous studies);
gender relations, and sexuality. NUREGS also aims to integrate teachers,
students and the community and to produce and share publications, courses,
lectures and other events related to these themes.
OBJECTIVES
· Provide a theoretical
and practical basis for teachers to incorporate discussion about race
relations, ethnic-racial diversity and identity into the school curriculum in
elementary and higher education. Implementation of research and studies about
race inequality in education.
· Collaborate
with the process of continuing training for teachers and to consider how
racism was socially and historically constructed and how race/racism can be
deconstructed.
· Provide
information to improve the teaching/learning process in the classroom through
reflections on race/racism, ethnic and racial diversity, .identity, whiteness, whitening,
institutional racism, critical race studies, and anti-racism.
· Discuss
official documents such as the National Curriculum Parameters (PCNs), Law
10639/2003 and 11.645/08, amending Article 26 of the LDB/96, and which
established mandatory teaching of Afro-Brazilian, African and Indigenous
history and culture in public and private elementary education.
· Enable
reflection and the construction of pedagogical practices that aim to break
stereotypes and prejudices concerning gender relations and sexuality in the
curriculum, uniersity and the school environment.
|
NUREGS (Objetivos/Objectives)
Assinar:
Postagens (Atom)