quarta-feira, 23 de maio de 2012

Diversidade na Escola e Formação de Professores/as - OFICINAS DO NUREGS NA UEPG


Diversidade na Escola e Formação de Professores/as - OFICINAS DO NUREGS NA UEPG:

O NUREGS – Núcleo de relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade é um programa de extensão da UEPG e busca congregar professores/as e acadêmicos/as da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e outras universidades interessados em discutir as relações étnico-raciais, de gênero e de sexualidade, com vistas a construção de propostas pedagógicas que auxiliem na elaboração de políticas públicas e na implementação de ações que visem à desconstrução de estereótipos e preconceitos que se fazem presentes no cotidiano escolar. Trata-se de uma proposta que busca auxiliar na construção de uma educação democrática e mais igualitária. Para tanto, a proposta abarca três temáticas básicas: as relações étnico-raciais (essas se desdobrando nos estudos afro-brasileiros e nos estudos indígenas) e as relações de gênero e de sexualidade. O NUREGS tem também como objetivo integrar professores(as), alunos(as) e comunidade e possibilitar o  acesso a publicações, cursos, palestras e outros eventos atrelados a proposta do NUREGS.

Maiores informações sobre o NUREGS visitar o site:

Sendo assim, o NUREGS fez uma parceria com o NRE – Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa e estará oferecendo aos professores da Rede Estadual de Ensino, na sexta-feira dia 25 de maio de 2012 as seguintes oficinas (todas a vagas já foram preenchidas):

PERÍODO DA MANHÃ – BLOCO B - Horário: 8h00 – 12h00

1. Oficina: Racismo e suas repercussões por meio de várias linguagens
Ministrante: Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira
Local: Bloco: B sala 108 – mini-auditório (31 lugares)

2. Oficina:: Literatura Infanto-Juvenil e Personagens Negros: História e Histórias.
MinistranteProfa. Dra. Ione da Silva Jovino
Local: Bloco: B sala 201 (31 lugares)

3. Oficina: Literatura e gênero
Ministrante: Profa. Dra. Marly Catarina Soares
Local: Bloco: B sala 203 (31 lugares)

4. Oficina: Comunidades Quilombolas no Paraná
Ministrante: Prof. Ms. José Roberto Vasconcelos Galdino
Local: Bloco: B sala 204 (31 lugares)

5. Oficina: Culturas africanas na escola
Ministrante: Prof. Dra. Clóris Porto Torquato
Local: Bloco: B sala 208 (31 lugares)

6.  Oficina: Representações de gênero na publicidade
Ministrante: Prof. Dra. Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
Local: Bloco: B sala 210 (31 lugares)

PERIÓDO DA TARDE – BLOCO A - Horário: 13h30 – 17h00

1. Oficina: Racismo e suas repercussões por meio de várias linguagens
Ministrante: Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira
Local: Bloco: A sala 103 (31 lugares)

2. Oficina:: Literatura Infanto-Juvenil e Personagens Negros: História e Histórias.
MinistranteProfa. Dra. Ione da Silva Jovino
Local: Bloco: A sala 104 (31 lugares)

3. Oficina: Literatura e gênero
Ministrante: Profa. Dra. Marly Catarina Soares
Local: Bloco: A sala 105 (31 lugares)

4. Oficina: Comunidades Quilombolas no Paraná
Ministrante: Prof. Ms. José Roberto Vasconcelos Galdino
Local: Bloco: A sala 114 (31 lugares)

5. Oficina: Culturas africanas na escola
Ministrante: Prof. Dra. Clóris Porto Torquato
Local: Bloco: A sala 118 (31 lugares)

6.  Oficina: Representações de gênero na publicidade
Ministrante: Prof. Dra. Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
Local: Bloco: A sala 120 (31 lugares)


Dessa forma, com as oficinas propostas esperamos:

  • Possibilitar o embasamento teórico-prático aos professores para ser incorporada no currículo escolar a discussão da diversidade étnico-racial e identidade na Educação Básica.
  • Colaborar com o processo de formação continuada dos professores e refletir sobre como o racismo foi construído historicamente e socialmente e como o racismo pode ser desconstruído.
  • Possibilitar informações para a melhora do processo de ensino/aprendizagem em sala de aula a partir de reflexões sobre diversidade étnico-racial, identidade, embranquecimento, racismo, racismo institucional e antirracismo.
  • Discutir os documentos oficiais tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Lei 10639/2003 e 11.645/08, que alteram artigo 26 A da LDB/96, estabelecendo Obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena na Educação Básica pública e privada.
  • Possibilitar a reflexão e a construção de práticas pedagógicas que visem à quebra de estereótipos e preconceitos concernentes às relações de gênero e de sexualidade no currículo e no ambiente escolar.


Os pesquisadores do NUREGS são:


Bolsistas e Apoio Técnico 2011 - 2012
  • Fernanda Brigolla (aluna do curso de Letras/Inglês)