quinta-feira, 20 de novembro de 2014

IV Semana de Consciência Negra do NUREGS: Africanidades e mais

 IV Semana de Consciência Negra do NUREGS


Africanidades e mais

Segundo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, as africanidades são constituídas por tudo aquilo que é da cultura brasileira, mas que tem sua origem no trabalho, na cultura, no conhecimento, na criatividade dos africanos e seus descendentes.

Programação


21/11 – Horário - 19h às 20h - Exibição e discussão do documentário: "Vaguei os livros, me sujei com a merda toda"
20 às 22h - Relatos e exposições de materiais de professoras da rede municipal  de Ponta Grossa participantes do curso de Extensão "Olubajé: aprendendo e ensinando africanidades"

24/11 – Horário das 13h às 15h – Local Sala B 119Oficina de Jogos e brincadeira africanos a afrobrasileiros. Pensar o brincar, as  brincadeiras e jogos como possibilidades para o trabalho com africanidades na sala de aula. Apresentação de elementos para pensar a Ludicidade africana e afrobrasileira é remeter a vivência lúdica alimentada pelos conteúdos, valores, histórias, ritmos, enfim, pela cultura negra, em suas mais diferentes manifestações.

25/11- Horário – 16h30min às 19h - Concentração na sala B- 212 (16h30min) a partir de 17h na sala B 120 - Exposição Colaborativa “Onde você guarda suas africanidades? Não guarde, exponha”! O objetivo é  montar uma exposição dialogada,  com participação aberta, para que as pessoas tragam objetos de arte, livros, utensílios de culinária, acessórios e peças de vestuário, artesanato, discos, vídeos (filmes, documentários etc.), cartazes, materiais didáticos, bonecas, instrumentos musicais entre outras coisas.  A exposição será montada a medida que os participantes forem chegando e trazendo suas africanidades. 

26/11 – Sala B 214 -  Horário 17h às 18h30Oficina de Abayomi – Conta-nos a história que alguns povos africanos  confeccionariam Abayomis como amuleto de proteção. Nos navios negreiros, em direção  ao Brasil, as mulheres rasgariam a barra da saia e fariam Abayomis para as crianças brincarem. O Objetivo é conhecer um pouco do trabalho com as ABAYOMIS como valorização  da cultura afrobrasileira,  estimulando a expressão criativa,  além de reaproveitar retalhos de tecidos.

27-11 – Horário: das 18h às 21h, No Saguão do Edifíco Piquiri, (Rua Penteado de Almeida, 260, onde fica a sala do NUREGS). Sarau “Inter-Pretando” -  Com a mesma ideia colaborativa da exposição, será um espaço destinado a compartilhar leituras de poesias, letras de músicas e trechos de romances e peças teatrais de autores e autoras negros brasileiros e estrangeiros. O Sarau acontecerá com a interação entre os participantes, a roda será construída a medida que os participantes forem chegando e trazendo suas africanidades literárias, a dinâmica ocorrerá por meio da  leitura e conversa sobre os textos. A concepção  do Sarau Inter-Pretando nasce dos questionamentos da existência de uma escrita negra e qual seria o vigor dessa escrita.